Não quero nada não, tô só dando uma olhadinha…

janeiro 15, 2010

Orange is the new White.

Filed under: Uncategorized — Caroline @ 2:44 pm

Parece que anteontem um Juiz da Vara Federal do Rio Grande do Sul achou uma boa idéia liberar o uso de camas de bronzeamento artificial, de acordo com a veja.com.br, um dos argumentos era o de quê: “é possível imaginar que chegará o dia em que a Anvisa proibirá que os seres humanos transitem sob a luz do sol, pois esse é – deveras – o maior elemento gerador de raios ultravioleta do meio” E uma dona dessas casas que têm uma cama de bronzeamento disse, vêementemente, que o bronzeamento natural, com sol, é tão prejudicial quanto ao da cama, que existem as mesmas chances de um câncer se desenvolver.

Diferente do bronzeamento artificial, existem uma série de benefícios, produção de vitamina D reponsável pela formação de cálcio e não deixa ninguém laranja (que aliás, é o único benefício do bronzeamento artificial). O que eu achei engraçado, no entanto, é pessoas ficarem revoltadíssimas e filtrarem somente o que querem quando se trata desse assunto. Milhares de pessoas ficaram revoltadíssimas com a proíbiçnao e totalmente ignoraram  o fato de que o uso dessas camas aumenta em 70% (setenta) por cento a chance de contrair um câncer. Esses tons de laranja valem tanto a pena assim?

Eu sou tanto à favor que proíbam essas camas como tantas outras coisas que tiveram seu uso proibído ao longo dos anos que, como vieram, foram. Ok, a única coisa de que consigo me lembrar era uma lapiseira em forma e seringa que eu amava e foi proibida… No entanto, onde fica o voto de confiança nas pessoas, onde elas presumidamente têm uma capacidade de discernimento e de escolher o que querem fazer…? Se proibíram as camas, por que não se faz o mesmo com o cigarro, com o uso total de gordura trans…? Tudo bem que as camas provocam mais um vício psicológico que fisiológico ao contrário do cigarro, por exemplo e o custo poderia ser alto e complexo em se tratando de banir o cigarro cold turkey. Será que o dinheiro que o estado gastaria pra auxiliar as pessoas que adquiriram câncer por causa do bronzeamento e aquelas que adoeceram por causa do cigarro seria próximo?

Se o cigarro fosse banido totalmente, já fico imaginando as várias manchetes de jornal, do tráfico intenso de cigarros vindos do paraguai, aquele gente doida esperando os fardos de cigarro embaixo da ponte da amizade, pra colocar tudo nas costas e sair correndo. Acho que não dá pra fazer o mesmo com camas de bronzeamento… XD

Eu já proibiria essas  camas pelo simples fato de que o resultado é horrível, justifica totalmente o nome “artificial”, parece que a pessoa se esfregou com uma cenoura a tarde toda e pior, pagou por isso! Tudo bem, eu não sou conhecida pela minha vaidade, tavez eu não entenda que o bronzeado artificial é muito mais que isso, que é uma filosofia de vida e  uma necessidade pelo menos no inverno onde ficamos desbotados… Sério, eu sei que homens são conhecidos por não reparar em detalhes como um corte de cabelo ou uma data especial mas é impossível pra mim que eles não notem que a menina ficou mais laranja.  Diferente do sol, que mediante protetor solar e horarios apropriados tem chances bem menores de causar qualquer estrago, o bronzeamento artificial nas máquinas traz esse perigo sempre.

Na verdade, o que eu achei interessante foi meu namorado vendo a reportagem sobre a liberação e achando tudo um absurdo, que devia ser proíbido mesmo e que o juiz não devia ter voltado atrás e fiquei imaginando como seria pra ele, fumante inveterado, ter o seu prazerzinho cortado…

Cheguei à conclusão que pessoas são mais individualistas do que parecerm… me incomoda o que ME é proibído. Se não me faz falta, ou sou indiferente ou tenho um poder maior de analisar os fatos como um cientista, observando os prós e contras de uma situação e concordando ou discordando.  Só me importo com o que faz diferença pra mim… mas acho que isso foi assim desde sempre né.

**Reconheço que não tive muito tempo e nem saco pra elaborar milhões de prós e contras e tentar me aprofundar mais em entender porque não se faz nada do tipo com coisas piores, como o cigarro (eu provavelmente entraria em toda aquela coisa da indústria que sustenta outras indústrias e isso e aquilo, muito mais pessoas consumindo..) mas é que eu achei uma coisa tão idiota…

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.